Terapia Craniossacral

Os Fundamentos da Terapia CranioSacral A história da Terapia CranioSacral nos leva ao início do século, época em que o médico osteopata William Sutherland observou que os ossos do crânio têm uma estrutura que permite movimento. Ele explorou esse conceito por mais de vinte anos e, consequentemente, desenvolveu um sistema de exame e tratamento conhecido como Osteopatia Craniana.

A seguir, em 1970, o Dr. John Upledger observou o movimento rítmico do sistema craniossacral durante uma cirurgia. Porém, nenhum de seus colegas, nem os textos médicos, explicavam sua descoberta.

Dois anos mais tarde, Dr. Upledger foi a um seminário que explicava as idéias de Sutherland, assim como algumas de suas técnicas de avaliação e tratamento. Unindo seu conhecimento médico à sua sensibilidade tátil, o Dr. Upledger compreendeu rapidamente como que um sistema hidráulico, utilizando o fluido cerebroespinhal, poderia funcionar dentro de uma bolsa de membranas encerradas no crânio e no canal da coluna espinhal. Ele incorporou e refinou as técnicas do Dr. Sutherland com sucesso.

O Dr. Upledger em seguida, pôs-se a confirmar a existência do sistema craniossacral cientificamente. Em 1975 foi convidado pela Michigan State University para pesquisar e dar aulas no Departamento de Biomecânica. Ele fez parte de uma equipe de anatomistas, fisiologistas, biofísicos e bioengenheiros para testar e documentar a influência da terapia no sistema craniossacral.

Pela primeira vez foram capazes de explicar, em termos científicos e práticos, a função do sistema craniossacral. Também demonstraram como esse sistema podia ser usado para avaliar e tratar disfunções envolvendo o cérebro e a medula, assim como uma miríade de problemas de saúde que eram anteriormente mal compreendidos.

O trabalho contínuo do Dr. Upledger nesse campo resultou na Terapia CranioSacral.

Nas décadas seguintes a essa pesquisa inicial, o Dr. Upledger escreveu vários livros didáticos que detalham o funcionamento do sistema craniossacral. Escreveu também alguns livros explicando a Terapia CranioSacral ao público, tendo um deles já sido traduzido para o Português : “Your Inner Physician and You – “Seu Médico Interno e Você”, Editora Bapera e Mauad. Outro livro de sua autoria que foi traduzido para o Português é o “Liberação SomatoEmocional – Decifrando a Linguagem da Vida”, da mesma editora.

Em 1985, o Dr. Upledger estabeleceu The Upledger Institute Inc., uma clínica e centro de recursos fundados para ensinar ao público e a profissionais de saúde sobre os benefícios da Terapia CranioSacral. Até a presente data, o Upledger Institute treinou mais de 200.000 profissionais de saúde do mundo inteiro a utilizar a Terapia CranioSacral.

Voltar para home